AAA-dooo-rooo sapatos!

Sendo uma autêntica consumidora compulsiva deste acessório, acontece, não raras vezes, acabar por comprar aquele modelo super fantástico que vi na Net e por que me apaixonei... acontece que não era o meu número (o meu já estava esgotado). 

Tudo bem... cá se há-de arranjar (penso para comigo mesma)!

Quando os recebo a primeira coisa que faço é correr para o espelho e apreciar-me com eles calçados. 

Feita autêntica Cinderela, tudo pára à minha volta e, por escassos minutos, só existe eu e os meus sapatos. O entusiasmo é tanto que nem me apercebo que eles estão apertados e só quando estou a sair para a rua, normalmente cheia de pressa, é que me apercebo do tormento nos pés que eles me causam. 

O que fazer? 

Por experiência própria, e sendo já quase catedrática a lidar com este assunto, quero partilhar convosco 3 dicas que resultam em pleno.

Aqui seguem (tipo manual de instruções):

Dica 1: Congelador

Este método é um dos mais utilizados e eficaz na hora de alargar sapatos.

1º) Comece por avaliar o quanto precisa de alargar os sapatos. Depois de feito, o processo não pode ser revertido pelo que se for preciso, mais vale repetir o processo várias vezes do que arriscar arruinar de vez os sapatos.

2º) Coloque os sapatos em sacos de plástico, de preferência um em cada saco. Sele-os bem com um cordão ou mola de forma a que fiquem bem isolados.

3º) Coloque os sapatos no congelador. Este processo irá contribuir não só para o posterior alargar dos sapatos como também elimina fungos e bactérias, eliminando os odores. Deixe-os no congelador por uma noite.

4º) Enquanto espera pelo passo anterior, aproveite para escolher umas meias para alargar os sapatos. Estas não deverão ser demasiado grossas ou corre o risco de alargar demais os sapatos. Lembre-se que depois de chegar ao fim, o processo não pode ser desfeito. Escolha umas meias grossas o suficiente para que quando calçar os sapatos estes lhes fiquem confortáveis.

5º) Retire os sapatos do congelador e calce-os. Ande com eles até que descongelem, processo que pode levar até cerca de 30 minutos. (e que será certamente fresquinho!)

Método 2: Sacos dentro dos sapatos

1º) Arranje dois sacos de plástico, tipo sacos de congelação com fecho. Encha-os com água.

2º) Coloque os sacos dentro dos sapatos. Estes devem preencher toda a forma do sapato e não devem ficar largos. 

3º) Coloque os sapatos com os sacos de água lá dentro, no congelador. A ideia deste passo é que quando colocados no frio a água irá expandir, alargando os sapatos. Daí que se o saco ficar largo, quando este expandir irá preencher a forma dos sapatos, sem o alargar.

4º) Deixe os sapatos no congelador durante uma noite.

5º) Retire os sapatos do congelador e espere algum tempo até que o gelo comece a derreter (pelo menos cerca de meia hora). Se retirar o saco de gelo ainda congelado, este poderá danificar o sapato.

6º)  Experimente os sapatos. Se estiverem bons, ótimo! Senão, encha os sacos com mais água e repita os passos anteriores.

Método 3: Secador de cabelo

Para este método só precisa de um secador de cabelo, meias grossas e os sapatos que pretende alargar.

1º)  Comece por calçar umas meias grossas ou, pelo menos, 2 pares de meias normais.

2º) Calce os sapatos usando as meias grossas.

3º) Ligue o secador e direcione-o para os sapatos, focando-se nas zonas que estão mais apertadas. Vá mexendo os pés ao mesmo tempo e esticando os dedos, pois esse processo ajuda a alargar os sapatos e a aguentar o calor do secador!

4º) Ao fim de cerca de 3 a 4 minutos desligue o secador e ande mais 4 ou 5 minutos pela casa com eles calçados. Ao final deste tempo, retire as meias e teste-os com umas meias normais. Repita o processo até se sentir confortável com os sapatos.

Espero que vos sejam úteis... e por cá espero os vossos comentários e sugestões.